A facilidade de transformação à temperatura ambiente, a grande flexibilidade, elasticidade e resistência ao rasgamento, a fidelidade de cópia e as extraordinárias propriedades anti-aderentes, permitem um desmolde fácil e contribuem para uma maior duração dos moldes e consequente rentabilização do investimento e aumento de produtividade.
As borrachas de silicone, apresentam após a cura, boa elasticidade, flexibilidade, e resistência química, permitindo desta forma várias desmoldagens a partir de uma matriz. As diferentes características das borrachas de silicone são: flexibilidade, alongamento e resistência ao rasgo.
A vida útil da borracha de silicone é uma variável que depende de diversos fatores, sendo que um deles o tipo de borracha utilizada. Existem no mercado diversos tipos de borracha, sendo algumas mais indicadas que outras.
Os moldes de silicone são super resistentes e são os mais utilizados quando pensamos em peças ricas em detalhes. Eles são feitos de borracha de silicone vulcanizada e para que sua vida útil seja prolongada, devemos prestar atenção em alguns fatores muito simples:
1 – Sempre que utilizar os moldes, unte-os com algum tipo de desmoldante (eu uso o spray de silicone) ou vaselina liquida de boa qualidade. Apenas um pouquinho, não encharque o molde. Isso vai ajudar na hora de retirar a vela do molde sem forçar.
2 – Nunca utilize ferramentas pontiagudas para retirar as velas dos moldes. Isso pode danificar permanentemente o molde. Quando necessário, utilize uma esteca de plástico sem ponta para auxiliar. Guarde-os em locais secos, abrigados do sol e do calor excessivo. Torcer excessivamente os moldes vai diminuir sua vida útil.
3 – Depois de utilizar os moldes, lave-os com água e sabão neutro, deixe escorrer a água e secar ao natural (não utilize panos pois soltam fiapos que grudam no molde).
4 – Para retirar a vela dos moldes tome muito cuidado para não exceder a capacidade de elasticidade deles. Se esticar demais eles podem rasgar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário