sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Minhas Velas

Sempre achei as velas fascinantes e comecei a ler sobre o assunto. No início achei que tudo seria muito complicado mas mesmo assim resolvi tentar. A minha maior dificuldade, uma vez que moro no interior do estado, foi conseguir comprar os moldes e as matérias primas. Como a minha vontade de fazer velas era bem maior que os obstáculos que estava encontrando, recorri a internet e ao meu "salvador" que é o Google, para começar a pesquisar e encontrar o que eu tanto queria. Deu tudo certo. Encontrei uma ótima oportunidade para comprar um lote de moldes e utensílios usados no Mercado Livre. Depois veio o momento de comprar as matérias primas. Existem diversos sites de vendas. O que eu usei na época foi o Momento da Arte. Cometi vários erros e, é claro, acertos também. Vejam aqui algumas velas que fiz e espero a opinião de vocês. Elas podem ser vistas também no Facebook.

Vela "S" texturizada

Botão de rosa com vasinho

Luminária e mini cilíndricas florais

Triângulo com flor prateada

Mosaico

Quadrada pequena com flor com detalhes dourados

Luminária com rosinhas

Cachepô com botões de rosas


São muito decorativas e podem ser usadas em festas, reuniões com amigos em seu espaço gourmet, enfim onde você achar que precisa de um brilho a mais.


Fazendo velas

Fazer velas é uma forma de arte que sobreviveu aos séculos para se tornar um passatempo muito popular hoje em dia. Mergulhe nesta antiga arte de fazer velas em casa. Elas são fáceis de criar, hipnotizantes ao olhar e fazem grandes presentes. Siga estes passos para fazer lindas velas caseiras:

  • Parte I: Preparando a cera para derreter


Decida qual o tipo de cera que você deseja usar para fazer a sua vela. Existem vários tipos de cera para escolher. Um quilo de parafina em peso será igual a cerca de 600 ml de cera derretida líquida. Um quilo de cera de soja será igual a cerca de 500 ml de líquido quando derretida. Um quilo de cera em peso será igual a cerca de 470 ml de líquido quando derretida.



A cera de parafina é a cera tradicional para a fabricação de velas e ainda é, de longe, a cera mais popular. É boa para iniciantes, pois ela derrete rapidamente, é barata e é facilmente colorida ou perfumada. No entanto, deve-se notar que os produtos químicos que são emitidos quando esta cera é derretida podem ser irritantes para algumas pessoas.

A cera de soja está se tornando cada vez mais popular, pois é fácil de usar, feita a partir da soja e de fácil limpeza. É ecológica e renovável. A cera de soja é também conhecida por queimar mais lentamente do que a maioria das outras ceras.

A cera de abelha é totalmente natural e tem qualidades de purificação do ar, no entanto, não retém bem aroma ou coloração. Os óleos essenciais geralmente funcionam com a cera de abelha, mas tenha em mente que a cera de abelha tem seu próprio perfume.

Você também pode usar velas antigas que já foram queimadas. Usar velas antigas é uma ótima maneira de reciclar cera. Basta derretê-las exatamente como você iria derreter outra cera (ver Parte II).




Utilize uma panela em banho maria. Você não pode colocar a cera de vela diretamente sobre o calor. Deve ser derretida lentamente, caso contrário ela pode pegar fogo ou evaporar. Encha uma panela grande ou frigideira até a metade com água. Coloque uma panela ou qualquer outro recipiente metálico pequeno dentro do maior. Este recipiente menor é onde você vai derreter a cera. Tenha em mente que a cera pode ser difícil de se limpar, então utilize um recipiente que não vai mais ser usado para outros fins.

Corte ou rasgue a sua cera em pedaços ou aparas . Pequenos pedaços de cera derretem melhor do que pedaços maiores. Usando pedaços menores, você também vai garantir que a cera derreta por igual.

  • Parte II: derretendo a cera

Coloque os pedaços de cera ou aparas na panela ou pote menor. Ligue o fogo alto para que a água ferva. A água fervente vai derreter a cera lentamente.


Usar um termômetro para controlar a temperatura da cera. Você pode comprar um termômetro para velas em lojas de artesanato. Se você não tem um termômetro para velas, você também pode usar um termômetro para carnes. Basta lembrar que a cera pode ser difícil de ser removida. A cera de parafina deve ser derretida até atingir entre 50° e 60° C).

A cera de soja deve ser derretida até atingir entre 70° e 80° C.

A cera de abelha deve ser derretida até atingir cerca de 60° C. Você pode ir um pouco além, mas tente não ultrapassar 80° C.

Velas antigas devem ser derretidas a cerca de 85° C. Remova os pavios velhos com pinças.

Adicione essência a sua cera derretida. O perfume que você escolhe vai depender do seu gosto pessoal. Essências, como os óleos essenciais, podem ser comprados em sua loja de artesanato local. O melhor é ler as instruções do frasco para determinar a quantidade a ser usada. Mexa bem.


Adicione cor. Os corantes normais não irão funcionar nas velas, porque eles são a base de água. Compre corantes à base de óleo em sua loja de artesanato local. Geralmente você pode encontrar corantes específicos para velas. Adicione gotas de corante até atingir a cor desejada. Mexa bem.

Coloque um pavio no centro da vela. O pavio deve ficar no centro da vela, deixando 2 cm para fora. Você pode colar o pavio no fundo do seu molde usando fita adesiva dupla. Para manter o pavio no lugar, enrole a ponta do pavio que estará fora da cera ao redor do de uma caneta ou lápis (você pode usar um hashi). Coloque a caneta na parte de cima do molde onde você estará derramando a sua cera. Certifique-se que o pavio esteja reto no centro do molde (em pequenos moldes eu já utilizei grampo de roupa).

  • Parte III: Moldagem da Cera
Prepare seus moldes. Você pode usar latas, frascos de vidro, xícaras antigas, realmente qualquer tipo de recipiente que você sabe que pode suportar o calor. Atualmente os moldes de silicone estão sendo amplamente utilizados. A sua correta utilização sempre é indicada pelo fornecedor e acompanha o produto.

Existem várias lojas que vendem os moldes de silicone, mas se você mora no interior, assim como eu, uma boa opção é encontrar fornecedores que vendam pela internet. Posso indicar duas ótimas fornecedoras de quem já comprei e fiquei muito satisfeita. São elas: Patrícia da Kyart e Ateliê Lêda Carvalho.

Moldes de metal são geralmente o caminho mais seguro a se seguir, mas contanto que você saiba que o seu recipiente pode suportar o calor, você pode realmente usar o que quiser. Coloque-os sobre uma superfície plana em seu espaço de trabalho protegido (como em uma assadeira ou uma tábua de corte).

Para que sua vela saia com facilidade do molde, depois de pronta, passe vaselina líquida com um pincel em todo a parte interna do molde (seja de metal, louça, vidro ou silicone).

Despeje a cera derretida dentro do molde. Despeje lentamente, de modo que não derrame fora do molde. Certifique-se de não deslocar o pavio para fora do molde acidentalmente. Você determina até onde quer encher o seu molde. A cera de abelha, assim como a parafina, vai encolher um pouco quando esfriar. 

Resfrie a cera. É melhor deixá-las resfriar num total de 24 horas, se possível. Quanto mais fria melhor será.





Velas de parafina geralmente levam 24 horas para esfriar.

As velas da soja geralmente levam de 4 a 5 horas para esfriar.

Velas de cera de abelha geralmente levam 6 horas para esfriar, mas se você puder esperar, resfriando-as durante a noite é o melhor.

Se você fez a sua vela com velas antigas, você só deve deixar repousar durante umas duas horas.

Remova a cera do molde e corte o pavio deixando pelo menos 0,5 cm para fora.


Acenda o pavio , queime a sua vela e aproveite a sua obra-prima.